A utilização de apresentações em slides em aulas de Química, bem como outras áreas do conhecimento, vem crescendo nos últimos tempos. Isso ocorre, entre outros fatores, pela possibilidade de combinação de mais de um tipo de mídia (como textos e imagens, vídeos e etc.) para abordar os conteúdos pretendidos e facilitar o aprendizado.
"Ao longo dos últimos anos, as apresentações em slides vêm ganhando espaço nas propostas metodológicas em sala, representando uma ferramenta auxiliar importante, por vezes indispensável, para melhor visualização de conceitos de Química durante as aulas" (MORENO e HEIDELMANN, 2017, p. 15).
Os recursos em multimídia (isso é, ferramentas que combinam mais de uma mídia como forma de transmitir informações, como é o caso das apresentações em slides) já são utilizados em sala e demais espaços sociais, pois a combinação de várias mídias para causar uma impressão ou atingir um efeito apresenta aplicações significativamente vantajosas, e por isso é utilizada para fins de entretenimento, divulgação, comércio e também para o ensino.
"A multimídia interativa permite uma exploração profunda devido à sua dimensão não linear. Através da multimídia tem-se uma nova estruturação de como apresentar, demonstrar e estruturar a informação apreendida. O computador mediante texto, imagem e som interrompe a relação autor / leitor que é claramente definida num livro, passa para um nível mais elevado, reconfigurando a maneira de como é tratada esta relação. A interatividade proporcionada pelos aplicativos multimídia pode auxiliar tanto na tarefa de ensinar quanto na de aprender" (SERAFIM e SOUZA, 2011, p. 27).
Além dessas características, a utilização das apresentações em slides trazem vantagens como o ganho de tempo de aula (pois o professor não precisa passar parte dela escrevendo no quadro) e a conveniência de poder utilizar o mesmo conteúdo em diferentes turmas – tomando o cuidado de adaptar a didática às especificidades de cada uma. Somado a esses fatores, a multimídia pode favorecer o ensino ao contribuir com a ilustração dos conceitos químicos, por vezes considerados muito abstratos, e permitir que o professor utilize recursos interativos para chamar a atenção do aluno na aula.
Um dos softwares mais comuns e mais amplamente utilizados por professores para a construção de apresentações em slides é o PowerPoint, do pacote Microsoft Office. Porém, existem várias outras opções disponíveis devido à popularização e grande utilidade desta ferramenta, como é o caso da plataforma Prezi (Figura 1).
Figura 1 – Página inicial da plataforma Prezi. Clique na imagem para acessar.
O Prezi é uma plataforma online que permite a criação de apresentações em slides que são dinâmicas, atrativas e interativas, com um design cativante. As apresentações criadas com esse recurso podem ser mais chamativas que os tradicionais slides do PowerPoint, e possibilitam a inclusão de recursos disponíveis na internet, visto que é preciso estar conectado para criar e utilizar as apresentações.
"O grande diferencial do Prezi consiste em sua dinâmica de zoom in e zoom out dentro de um único plano de fundo, usualmente uma imagem, revelando o conteúdo de forma visualmente cativante. Seu funcionamento é intuitivo e a versão gratuita permite um leque amplo de opções para o docente. Além disso, é possível importar arquivos em Power Point para servir como base para as edições" [...] (MORENO e HEIDELMANN, 2017, p. 15).
O Prezi permite a inserção de imagens, vídeos, sons, animações e outras mídias, em complemento aos textos. A combinação destes recursos pode auxiliar os alunos a visualizar os conceitos abordados, trabalhar com eles a capacidade de abstração das teorias e leis científicas, e tornar a aula mais atrativa para os discentes. Além disso, o visual (ou layout) dos modelos disponíveis é bastante atrativo, e podem ser editados conforme a preferência e criatividade de quem utiliza o recurso (Figura 2).
Figura 2 – Captura de tela da página de criação do Prezi, mostrando alguns dos layouts disponíveis. Clique na imagem para acessar o site.
Para preparar estas apresentações é necessário criar uma conta no site conforme os seguintes passos: na página inicial (ver Figura 1), clique em "Comece", no canto superior direito; escolha o plano "Básico", que é gratuito, e clique em continuar; forneça as informações necessárias e confirme o cadastro; pronto, agora é só começar a utilizar.
Apesar de todas essas vantagens, algumas características podem ser consideradas pontos negativos para alguns. Comentamos aqui algumas delas:
Em um primeiro uso do Prezi, pode ser difícil para alguns criar as apresentações. Mesmo utilizando os layouts prontos disponíveis, é necessário um certo trabalho (que demanda tempo e, para alguns, paciência) para construir os slides. Isso pode gerar desistências no uso da ferramenta. Por isso, recomendamos um teste prévio da ferramenta (ver dicas abaixo) antes de começar a usá-la de forma efetiva e constante. Após isso, o resultado final compensa o esforço e tempo investidos.
Por conta da plataforma ser originalmente em inglês, o corretor ortográfico dela pode indicar algumas palavras em português como incorretas. Mas isso não atrapalha significativamente a construção dos slides nem o uso da ferramenta, e se resolve fazendo uma verificação gramatical no final da apresentação concluída.
É necessário conexão com a internet para criar e utilizar a apresentação, visto que a plataforma só é disponível online na versão gratuita. Na versão paga, é possível instalar o software e "baixar" as apresentações para o computador, para utilizá-las sem a necessidade de conexão (desde que não estejam inclusos recursos da rede).
Com base nos apontamentos acima, damos as seguintes dicas:
Caso tenha dificuldade em criar no Prezi ou queira fazer um teste da ferramenta, comece utilizando uma apresentação de slides que você já tenha pronta, ou um plano de aula básico, transcrevendo os textos ou "copiando e colando" eles em algum layout pronto do site (previamente escolhido); ou faça o upload do slide em questão para a plataforma, usando ele como base. Inicie com algo simples, e com isso você vai aos pucos ganhando prática.
Prefira fazer isso quando estiver com tempo disponível, e sem um prazo definido para utilizar o recurso em sala. Evite a ideia de "criar a apresentação hoje para usar amanhã", pois caso você tenha dificuldade em utilizar a ferramenta isso e a pressa por ter de aprender em cima da hora podem te aborrecer e fazer desistir de utilizar o recurso. Recomendamos aprender a usar primeiro e só depois incluir nas aulas.
Para aulas presenciais, certifique-se que o local onde será feita a apresentação tenha internet e uma boa conexão. Caso contrário, os slides não poderão ser acessados ou exibidos (a não ser que você tenha adquirido a versão paga da ferramenta). Evite usar o Prezi caso não saiba se existe rede onde a apresentação será realizada.
Para apresentações online, o professor pode usar os slides em sua tela (espelhada ou não) durante a aula, na plataforma ou ferramenta onde esta for realizada, e enviar o link da apresentação para os alunos. Estes, podem acessar o conteúdo simultaneamente durante a aula, ou após ela, como forma de consultar ou revisar o que foi passado, sempre que necessário. Lembrando que, caso o professor faça alguma alteração posterior na apresentação original, ela será atualizada e a correção aparecerá para todos assim que o slide for salvo.
Seguindo essas dicas e aprendendo a utilizar o recurso previamente antes de começar a preparar nele os slides didáticos de forma efetiva, provavelmente a utilização dessa ferramenta irá contribuir com a elaboração de aulas de Química mais dinâmicas e atrativas para os alunos. Abaixo, colocamos um exemplo de apresentação feita utilizando o Prezi (Figura 3). Para mais exemplos visite a aba Ações do nosso site.
Figura 3 – Exemplo de apresentação em slides feita com o Prezi. Clique na imagem para acessar. Para saber mais sobre esta apresentação, clique aqui.
É importante ressaltar que não basta o professor apenas passar para uma apresentação em slides (seja no Prezi ou em outros recursos multimídia) os conteúdos ou planos de aula que ele costuma escrever no quadro. Apesar de isso promover um ganho no tempo da aula, não se caracteriza como um uso efetivo da tecnologia para melhorar o ensino – é apenas uma “transposição do analógico para o digital”. O ideal é incorporar ao recurso ferramentas que sejam úteis para ilustrar os conceitos e facilitem a visualização dos conteúdos mais abstratos para os alunos.
Assim, o uso de recursos como apresentações em slides, combinadas com imagens, sons, gráficos, textos, vídeos e demais multimeios, a fim de promover um determinado efeito e transferir informações, será útil para aguçar a percepção sensorial dos discentes e “incorporar à didática utilizada multimídias que, associadas aos antigos elementos da prática educacional, auxiliam o professor no processo de ensino, tornando suas aulas mais produtivas para o aluno” (COSTA, 2008, p. 160).
Referências:
COSTA, R. D. A utilização da informática no processo de ensino-aprendizagem. In: NEGREIRO, C. A., RIBEIRO, M. L. M., NUNES, A. O. (Organizadores). Linguagem e ensino – relação entre ciência e sociedade na educação tecnológica / Carlos Alberto de Negreiro, Marcel Lucio Matias Ribeiro, Albino Oliveira Nunes, (Orgs.). Ipanguaçu: editora da IFRN, 2008.
MORENO, E. L., HEIDELMANN, S. P. Recursos Instrucionais Inovadores para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, Vol. 39, N° 1, p. 12-18, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160055>. Acesso em 22 de setembro de 2020.
Prezi. Disponível em: <https://prezi.com>. Acesso em 13 de maio de 2019.
SERAFIM, M. L., SOUZA, M. P. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: SOUZA, R. P., MOITA, F. M. C. S. C., CARVALHO, A. B. G. (Orgs.), Tecnologias digitais na educação / Robson Pequeno de Sousa, Filomena da M. C da S. C. Moita, Ana Beatriz Gomes Carvalho (Organizadores). Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em: <https://static.scielo.org/scielobooks/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247.pdf>. Acesso em 22 de setembro de 2020.
SOUZA, L. D. Seleção, organização e disponibilização de conteúdos digitais para Professores de Química através de um ambiente virtual. Dissertação (Mestrado). – Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. 208 f. Disponível em: <https://profqui.iq.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/08/Disserta%C3%A7%C3%A3o_2019_Luan-Duarte-de-Souza_Final.pdf>. Acesso em 22 de setembro de 2020.
________
Este é apenas um dos recursos multimídia que pretendemos compartilhar em nossa Covalência. Em breve outras ferramentas didáticas estarão disponíveis para acesso e/ou download. Fique ligad@! 😃
Ah, e se quiser agendar uma apresentação de nossos minicursos, cursos e ações acadêmicas em sua universidade ou escola, entre em contato conosco! 😉
Agradecemos a leitura! Esperamos que você goste do material e que seu conteúdo seja muito útil para você. Desejamos que faça bom uso dele em seus estudos ou suas aulas! 😄
Gostou deste post? Então compartilhe essa ideia! Faça conosco essa Covalência! 🤓
________
Acompanhe nossas Redes Sociais!
Facebook: @covalencia
Instagram: @projetocovalencia
Twitter: @covalenciaorg
YouTube: bit.ly/covalencia01
________
Realizadores: Luan Duarte de Souza, Michelle Jakeline Cunha Rezende, Bárbara Vasconcellos da Silva e Waldmir Nascimento de Araujo Neto.
________
Última atualização: 23/09/2020.
Comments